O espetinho de linguiça é um dos sabores que não podem faltar na festa regada no churrasco.
Na região do Rio Grande do Sul e algumas cidades sulistas, a linguiça é chamada de salsichão. Seja espetinho de salsichão ou linguiça, como queira chamar, saiba que tem uns “macetes” para prepará-la.
Antes de mais nada, se precisar de espetinhos temperados, congelados e pronto para assar, não deixem de comprar aqui na Cariúcho Espetinhos.
Tipos de linguiça para espetinho?
As linguiças mais conhecidas são a toscana, mista, pernil, mineira e calabresa. Vejam detalhes de cada:
Toscana: Uma das mais populares, feita de 100% carne suína (ué, como assim?), temperada com temperos e condimentos, como a pimenta (nem sempre). Sua origem vem da Itália, mais precisamente da região da Toscana.
Mista: Ela é mista porque contém carne suína e bovina. Sim, a linguiça suína mista tem carne bovina. Ela é muito saborosa.
Pernil: Como o próprio nome diz, a carne de pernil é feito de pernil.
Mineira: A linguiça mineira é uma linguiça temperada e apimentada. Além de passar por um processo de defumação, assim como a linguiça calabresa.
Calabresa: É uma linguiça defumada vendida tanto como grossa ou fina.
Linguiça recheada: Está muito comum encontrar linguiça recheados com outros complementos. A variedade é enorme, desde, queijo coalho, pimenta, chimichurri, alho poró, bacon e até costela.
Qual linguiça usar para espetinho?
Eu, Douglas, tenho uma opinião muito particular sobre linguiça para churrasco. Apesar da toscana ser uma das mais usadas no churrasco, eu não sou tão fã para espetinho. Por que?
A linguiça toscana por ser feita 100% de carne suína, ela resseca com mais facilidade quando cortada em rodelas. Então se seu espetinho a linguiça já vem cortada em rodelas, prefira uma linguiça mista que costuma ser mais gorda.
Claro, se conhece uma marca de linguiça toscana “gorda”, não tem problema.
O mesmo penso para linguiça calabresa. Mas isso é muito particular de cada pessoa ou região.
O espetinho de linguiça mineira, eu parei de servir cortada. Por que? Porque ela encolhe muito ao assar, ficando um espetinho muito pequeno. Prefiro montar ela inteira no espetinho. Dessa maneira ela não encolhe.
Como cortar linguiça para espetinho?
Parece fácil e simples, mas eu vi muitos colegas de trabalho com dificuldade de espetar a linguiça. Ela começa desmanchar quando corta ou espeta.
O macete para cortar linguiça cru é uma faca bem amolada ou pré congelar para ficar firme. Só não deixe congelar muito porque fica difícil para espetar e congelar.
Cozinhar a linguiça
Vejo muita gente cozinhando a linguiça para depois cortar e espetar. Eu também fazia isso no começo, mas percebi que ela perdia o líquido ao assar. Ficava uma linguiça dura e seca. Evite cozinhar a linguiça antes de fazer o espetinho.
Qual melhor marca de linguiça para churrasco?
Existem muitas marcas de linguiça no mercado. As mais populares são Aurora, Perdigão, Seara e Sadia. Dependendo da região terão outras marcas populares.
Não vou dizer qual marca a gente utiliza, mas vou dar uma dica infalível.
Vá no supermercado e compre um pouco de todas as marcas populares que sempre tem disponível para venda. Evite marcas não tão populares, pois muitas vezes ficará sem produto estoque ou ser obrigado a comprar outra marca.
O cliente fixo que sempre compra contigo está acostumado com aquele padrão. Então evite ficar trocando ou mudando de marca.
Após comprar todas as marcas, experimente cada uma e veja qual você goste mais.
A Seara por exemplo, tem a melhor linguiça calabresa de todas as marcas (minha opinião). Porém, a linguiça mista dela eu não gosto. Compre, experimente. Tire suas próprias conclusões.